<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

15 de ago de 2009


BRINCADEIRAS

Atualmente, as crianças só pensam em videogame, computador, brinquedos eletrônicos etc. As brincadeiras de antigamente eram, além de saudáveis, bem mais divertidas e criativas. Vamos recordar algumas?

Lembra como se joga PIÃO?

Enrolava-se a corda no pião segurando uma ponta e atirava-o ao chão, ao cair o pião ficava rodando, ou ainda podia-se colocar o pião para rodar na palma da mão, na unha do dedo e muitos outros lugares.

AMARELINHA - Esta brincadeira era praticada, geralmente, pelas meninas. Cada participante utilizava uma pedra ou casca de banana. Jogava-se a pedra no 1º quadrado, não podendo pular nela. Ia pulando com um pé só, batendo os dois pés no chão quando havia dois quadrados juntos. A pedra não podia cair na risca, se errasse passava para outra criança até chegar sua vez novamente. Lembro-me que numa fase da brincadeira a pedra era remessada de costas...acho que era no céu?!

QUEIMADA - Dois grupos de crianças ficavam um de cada lado. Traçava-se uma linha chamada fronteira. Atrás do grupo, uma segunda linha, onde ficava o cemitério local, para quem fosse desclassificado. Os componentes do primeiro grupo atiravam a bola nas crianças do outro grupo. Se acertasse, esta ia para o cemitério do primeiro grupo. Se a criança conseguisse pegar a bola, ela passava, então ao segundo grupo e este ficava com maior poder de atirar a bola. No final, o grupo que tivesse menor número de crianças no cemitério, vencia.

TACO - Com a bola de tênis, o jogador tentava derrubar a casinha (de taquara, um tripé) do outro. Este, com um taco de madeira, tentava rebater a bola para longe. Ganhava ponto quem atingisse o objeto, derrubando-o ou defendendo a casinha. Tinha algumas regras que não me lembro.

BALANÇA CAIXÃO - O "rei" sentava-se no "trono". O "serviço" apoiava o rosto no seu colo; os outros formavam uma fileira atrás do "servo" apoiando-se uns nas costas dos outros. O último da coluna dava um tapa nas costas da pessoa da frente e ia se esconder. Assim por diante até chegar a vez do "servo" o qual ia procurar a todos receitando: "Balança caixão Balança você dava um tapa nas costas e ia se esconder".

CIRANDINHA - As crianças, de mãos dadas, rodavam e cantavam: "Ciranda, ó cirandinha,vamos todos cirandar...volta e meia vamos dar. Ó ciranda, ó cirandinha... amor que tu me tinhas era pouco, se acabou...

PETECA - Dividido ao meio por um traço. Cada jogador se locomovia por todo o espaço, até a linha divisória, na tentativa de rebater a peteca para o outro lado. Se ela caísse no seu próprio lado, o adversário marcava um ponto; se saísse do espaço delimitado, era considerado "fora" e não havia penalidades para nenhum dos dois.

CABRA CEGA - Cabra cega?! - Senhor. - De onde vieste? - De trás da serra. - Que trouxeste? - Um saquinho de farinha. - Dá-me um bocadinho/ - Não chega pra mim mais minha velha. Todas as crianças tentavam beliscar o saquinho de farinha que a cabra-cega, de olhos vendados, no meio da roda, tinha em uma das mãos; e ela tentava agarrar as que lhe aproximavam. A que se deixava prender ou tocar, passava a ser cabra-cega e a brincadeira recomeçava.

OUTRAS BRINCADEIRAS:

PULA CORDA - ESCONDE-ESCONDE - POLÍCIA E LADRÃO - BOLINHAS DE GUDE - TACO - BEIJO, ABRAÇO E APERTO DE MÃO - PASSAR ANEL - ESTÁTUA - JOGO DA VELHA.


0 comentários:

Postar um comentário


Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search