<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

22 de ago de 2009


ESCOLA / COLÉGIO

Vocês chegaram a freqüentar as escolas quando as etapas de cada período se chamavam "prezinho", "primário" e "ginásio"? É pessoal...quantas lembranças, muitas coisas de antigamente nem existem mais. Para matar a saudades ai vai algumas recordações de nosso tempo de colégio.

Muitos de vocês detestavam acordar cedo e ir para escola, mas hoje duvido que não sintam saudades daquela época. Os uniformes dos meninos eram compostos por avental branco e calça de tergal azul marinho e das meninas saia com pregas azul marinho e camiseta branca. Posteriormente, os uniformes mudaram para agasalhos com listras na lateral e camisetas com emblemas da escola.

Toda vez na entrada, tínhamos que apresentar a carteirinha escolar e fazer fila para entrar na sala de aula. Nas data comemorativas (7 de setembro, Proclamação da República etc) cantávamos o hino nacional e a Bandeira era hasteada.

Chegou a levar seu material numa mochila baú? Aquela com fivelas olho de gato que podia ser carregada nas costas. Ou no seu tempo já eram mochilas Tiger?

Não via a hora de dar o sinal do recreio para pegar sua lancheira que vinha com uma garrafinha plástica. Tudo bem que o refresco (Ki-Suco) ficava quente e o pão murcho...mas, seus colegas vinham pedir um "teco" ou um "gole".

Teve aulas de Estudos Sociais, Ciências e Saúde, Educação Moral e Cívica, Filosofia, Desenho Geométrico, Educação Artística. (Não sei se estas matérias ainda existem).

Nas aulas chegou a usar canetas Pilot, Replay (aquela que a tinta podia ser apagada), Kilométrica, caneta de 10 cores ou até mesmo uma Bic ponta fina. E quanto ao lápis? Lembra daqueles com calendário em sua extensão, ou da lapiseira Compactor Técnico que tinha um grafite grosso que podia ser apontada com a própria ponta da lapiseira. Qual conjunto de canetinhas Sylvapen você tinha? Tinha régua de tabuada?

Os melhores trabalhos eram datilografados na máquina de escrever, mas se não o tinha, o jeito era apelar para o papel almaço. E as provas eram copiadas através de mimeógrafo (tinha uma cheirinho de álcool). Usava caderno de brochuras sem espiral com a letra do Hino Nacional na contracapa. E os cadernos de caligrafia para melhorar a letra? Seus cadernos eram encapados com aquele plástico xadrez azul e branco e das meninas vermelho e branco. Lembra daquele decalques para enfeitar os trabalhos e capas de caderno?

Na época que antecediam as Festa Juninas participava de gincanas para ver quem conseguia arrecadar mais prendas e vender mais convites pra escola?

No seu aniversário chegou a tomar "ovada" ou "estreavam" (pisavam no pé) seu tênis novo. Será que ainda existe este costume?

Teve um estojo de madeira com vários compartimentos que era pesado pra caramba. Colocava-se canetas, lápis, borracha e canetinhas. Lembra daquelas réguas com contorno do mapa do Brasil e do estado de SP? E que tal aquelas borrachas de duas cores... o lado azul era para apagar tinta de caneta e o rosa para lápis. Quem possuía somente a branca e precisava apagar tinta, lambia a ponta para apagar e acabava furando a folha do caderno... hehehe.

Para finalizar, lembra das festinhas de fim de ano? Cada aluno levava um tipo de salgado, doce ou bebida e dentro da sala de aula rolava até bailinho com direito a dança da vassoura. Que saudades hein galera?...principalmente das paqueras que rolava durante o ano....rsrsrs.


0 comentários:

Postar um comentário


Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search