<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

15 de ago de 2009


SAUDADES DOS ANOS 80

Textos / Matérias retirados de Revistas, Sites, Blogs, etc...

Na infância e adolescência de muitos de nós ou de nossos filhos, vivenciamos fatos e fotos que marcaram a vida de muita gente. Saudades de tempos que não voltam mais... Saudades do tempo de outrora...

O tempo vai passando e, com exceção de Vera Fischer, todos nós estamos envelhecendo. E podemos descobrir isso de uma forma bem banal. Afinal de contas, é chocante o fato de que alguns calouros de faculdade do ano 2000 nasceram no improvável ano de 1982.

Portanto... Eles não tem a mínima idéia de quem foi e o que significou realmente Tancredo Neves e mal ficaram sabendo que ele morreu antes de assumir a presidência. Eles estavam na pré-puberdade quando aconteceu a Guerra do Golfo. Viram um único Papa em toda a sua vida. Eles se recordam do nome de dois presidentes da República, no máximo. Eles tinham 12 anos quando a União Soviética se dissolveu e não se lembram da Guerra Fria. E quem não tinha roupa da Company, estava totalmente out. As meninas trocavam papel de carta e pulavam elástico na hora do recreio!

Atari é algo que não existiu para eles. A expressão "isso soa como um disco quebrado" não tem nenhum significado, uma vez que eles sequer conheceram os discos de vinil e muito menos sabem que os mesmos ainda existem. Nunca jogaram Pac-Man. Relógio e calculadora da Casio e joguinhos de corrida são uma vaga lembrança para eles. Caloi 10, BMX, Pantera e Monark (com freio a tambor e, muitas vezes, com contra pedal) são peças de museu do seu irmão mais velho. Sempre ouviram falar de secretária eletrônica, a maioria nunca viu uma TV só com 13 canais e provavelmente nunca estiveram frente a frente com um televisor preto e branco, muito menos da marca Telefunken.

Nem imaginam o que é um videocassete da National e, para eles, Mitsubishi é apenas uma marca de carro, não de televisão. Luciana Vendramini já virou uma senhora de "30 anos".

Os desenhos mais recentes para nós, tais como Thunder Cats e He-Man, não fizeram parte de suas infâncias. Não tem a menor idéia do que é o Palácio da Justiça dos Superamigos.

Os grupos RPM e Nenhum de Nóso da década de 80 e não passam de meros estranhos. Aliás, a década de 80 é algo distante em suas lembranças. Nunca experimentaram calçar um Bamba, Kichute ou Montreal (aquele que o Sílvio Santos sorteava no Domingo no Parque).

O Gol GTS 1.8 ou GTI 2.0 nem o Escort XR3 nunca foram sonhos de consumo deles na adolescência.

Michael Jackson para eles, sempre foi branco. O esporte "Morey Boogie" foi substituído pelo Bodyboard. Pergunte a eles o que é uma bala Boneco ou bala Banda, ou até mesmo o Pirocóptero, ou o Diplink (que vinha com pozinho para grudar no pirulito).

Não assistiram ET no cinema e suas férias nunca foram recheadas com "Sessão da Tarde Especial", com filmes dos Trapalhões (nesta época a Xuxa não participava dos filmes e eles eram engraçados). Sempre tiveram videocassete e nunca ouviram falar em formato "betamax". Beber Gini, Grapete e comer paçoquinha Amor não faz parte da infância deles. A febre da "Promoção IO-IO" da Coca-Cola nunca existiu. Nunca tiveram o prazer de colecionar mini-garrafinhas de refrigerante com o logotipo escrito em árabe, russo e japonês. Nem o estilingue do Toddy. Já nasceram com um walkman nos ouvidos e sempre comeram pipoca de microondas. Nunca ouviram falar dos aviões da PanAm.

Nunca viram o Roberto Dinamite ou o Zico jogar... e o Sócrates é apenas o irmão mais velho do Raí. Não choraram quando a França tirou o Brasil da Copa de 1986 nos pênaltis. Não ouviram Menudos e New Kids on the Block no rádio.

Não se importam com quem matou Odete Roittman e nunca assistiram Perdidos no Espaço, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Ilha da Fantasia e O Elo Perdido. Jamais comeram um Big Mac que tenha vindo em embalagem de isopor. John Travolta é o ator de "A Outra Face" e não de "Os Embalos de Sábado à Noite" ou "Grease". Nem imaginam que Ronald Reagan foi ator. Aliás, nem devem saber quem ele foi depois. Nunca viram programas de computador em Cobol, Basic nem Assembler. Disquetes de 5 com capacidade de 1.2Mb e de 360Kb nunca existiram para eles. Muito menos os de 8 polegadas. "O que é DOS e como eu executo?" é uma pergunta bastante freqüente para eles.

A Vovó Mafalda virou a mãe da brega-star Beth Guzzo. Nunca viram o programa do palhaço Bozo. Nunca viram Sala Especial e jamais ficavam assistindo o Fantástico para babar pelas "Garotas do Fantástico".

Jamais puderam brincar, nos domingos de manhã, com o Sílvio Santos apresentando o quadro de sentar na cabine e responder SiiiiiiiiiiiiiM ou NãããããO quando acendia a luz vermelha e ele pedia para trocar um automóvel por uma caixa de fósforo usada. Nunca viram na TV a sensacional batalha musical entre o Ovelha e o Trio Los Angeles. Nunca viram Dominó, Polegar, e Jane Duboc no Viva a Noite (viva! viva! viva!). Não assistiram o Jogo da Velha no faustão no dia em ele chamou ao palco o Placa Luminosa, Roupa Nova, Heróis da Resistência, Uns e Outros ou o Nenhum de Nós. Nem dançaram a lambada do Beto Barbosa.

Preciosidades: Guaraná Skol, Fanta Limão, groselha vitaminada Milani. Chaveiro de borracha da K&K em forma de pé-de-pato (um clássico). Sessão Western logo depois do Jornal Hoje de sábado. Sessão Aventura (Panteras, Hulk, Casal 20 e Manimal).

Transformers, Robô Gigante, Família Barbapapa, Agente 86, Corrida Maluca, Smurfs, Patati-Patatá, Patotinhas de patins.

Mais preciosidades: Ferrorama, Autorama, Lu-Patinadora, Cubo, Fofolete, Geleca, Mão Biônica, Genius, Sugus, bala Juquinha (que grudava no papel e você comia assim mesmo), Ki-Suco campestre, geléia de mocotó colombo, Bala Zequinha, propaganda do Pudim Royal. Régua tabuada, caneta 10 cores, Relógio Champion com várias pulseiras, relógio Casio com joguinho da pirâmide.

Caverna do Dragão, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Skylab, Amar É..., revista do Pelezinho, Almanaque do Escoteiro Mirim, Pateta nas Olimpíadas, discos coloridos com infantis, sandália cineminha portátil (aquele que girava a manivelinha). Nunca assistiram aos domingos no Fantástico o resultado da Loteria Esportiva apresentado pela Zebrinha (Deu zzeeebbbrrraaa!!! Ó eu aqui de novo!!!)

E pra terminar, nunca ouviram: "Depois de um sono bom a gente levanta, toma aquele banho, escova os dentinhos... e na hora de tomar café, é café Seleto, que a mamãe prepara com todo carinho, café Seleto tem sabor delicioso, cafezinho gostoso...café Seleto, café Seleto...." e nenhuma de suas versões mais desbocadas. Vocês se lembram?

Também não se lembram do Balão Mágico com a Simony, Jairzinho, Cascatinha. Você comprava o disco deles (de vinil, é claro!) e vinha um carrossel para montar, aí a gente colocava em cima do disco... E a famosa Armação Ilimitada antes da Sessão da Tarde??? Estrelando a Zel, o Juba, o Lula e o Bacana... Lembra do sorvete em formato de tubarão?? Tinha de morango e maçã verde, era ruim demais, mas nós ADORÁVAMOS!!!

Acrescentando...

Qual a menina dessa época que não usou melissinha que vinha com relógio, uns prendedores de cabelo lançados pela Xuxa nas cores verde limão, abóbora, amarelo, ou mesmo quem não usou umas pulseiras coloridas medonhas que eram ajustadas no braço? Quem não rebolou imitando a Gretchen, ou brincou de bambolê?

Quem não trocou figurinha? Alguém deixou de ter a roupa da mulher maravilha ou de She-Ha? Quem nunca brincou de ABC (abraço, beijo e chupão), ou de amarelinha ou mesmo cai no poço? Alguma menina dessa época não teve a boneca Bem me quer, a Barbie? E boneco Falcon? Tinha ainda as camisas Falcon, o jipe Falcon e a versão que mexia os olhinhos... E aquela febre de adesivo em formato de flor no lugar da parte de cima do biquíni? Quem não usou asa delta querendo imitar as adolescentes da época?

Chupou umas balas que vinham com um anel de plástico? Cortou o cabelo tipo chanel? Qual dos meninos não brincou com playmobil, carrinho de ferro, bug bol? Quem não jogou gude, empinou pipa ou deixava de assistir Magaiver em Profissão: Perigo? Quem nunca sonhou em ser mágico por influência de Fofão?

Para os baianos, quem não parava de fazer o que fosse para assistir tia Arilma e dançou a dança da galinha que ia para frente e para trás? Dançou também abra a rodinha e aquela música: "magia, mente de marfim, pele se cetim..." ou "Nega do Cabelo Duro" ainda de Luís Caldas e "Jubiabá" de Jerônimo? Na época em que as mortalhas eram enooooooormes, com aquela pano grosso e a gente adorava quando vinha com mamãe sacode?

Quem dessa época não tomou tubaína achando que era uma delícia ou quem nunca fez diferenciação de guaraná para refrigerante? Lembra que a gente pedia: "Ô moço me dá me dá um guaraná fanta?" Para só noveleiros quem não passou a chamar as pessoas que não gostava de jararaca, surucucu, cascavel? Quem perdeu algum capítulo de "Que Rei Sou Eu", ou "A Gata Comeu"? Para os cinéfilos, quem nunca ficou na fila do cinema dos Trapalhões com um quilo de alimento não perecível ou com material escolar em troca da entrada no cinema?


1 comentários:

Postar um comentário


Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search