<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

25 de dez de 2009


Castelo Rá Tim Bum

Emissora: Tv Cultura.
Ano de Produção: 1994.
Cores.
Companhias Produtoras: Tv Cultura.
Elenco: Cássio Scapin, Sérgio Mamberti, Rosi Campos, Cinthya Rachel, Luciano Amaral, Freddy Allan, Angela Dip, Paschoal Da Conceição, Eduardo Silva, Wagner Bello e Fernando Gomes.

No dia 9 de março de 1994 estreava Ana Tv Cultura, com direção de Philippe Barcinski e Cao Hamburger, o infantil Castelo Rá-Tim-Bum. Rapidamente o programa tornou-se um dos maiores sucessos da TV Cultura no ramo de séries educativas, com média de 12 pontos, concorrendo com os 55 pontos de A Viagem na Globo e os 17 de Éramos Seis no SBT. Na carona do enorme sucesso, foram lançados vários produtos institucionais, como livros, revistas, bonecos dos personagens, peças de teatro e até um filme, todos com o mesmo sucesso do programa.
Como nenhuma escola aceita a matrícula de um menino de 300 anos, o solitário Nino (Cássio Scapin) fez um feitiço para atrair ao seu castelo três crianças: Pedro (Luciano Amaral), Biba (Cíntia Raquel) e Zequinha (Fredy Alan). Após conquistar seus novos amigos no primeiro episódio, Nino foi receber a visita dos três a cada programa.
Apesar dos episódios terem uma história, eles tinham vários quadros, que ajudavam a transmitir conceitos pedagógicos: em um dos quadros, a bruxa Morgana Stradivarius (Rosi Campos) narrava fatos marcantes da história das civilizações ao lado da sua gralha Adelaide; em outro, os bonecos Mau (Claudio Chakmati) e Godofredo apresentavam enigmas verbais, incitando o uso da língua e do raciocínio lógico.
Em "Tíbio e Perônio", dois cientistas gêmeos (interpretados por Flávio De Souza e Henrique Stroeter) demonstravam princípios científicos. O personagem Telekid (Marcelo Tas), aparecia em "Porque Sim" para responder às questões de Zequinha. As fadas Lana e Lara (interpretadas por Teresa De Athayde e Fabiana Prado) também tinham um quadro, no qual trabalhavam com enigmas em que as crianças classificavam, comparavam e identificavam visualmente objetos e seres.
O quadro "Marionetes" trazia bonecos que caracterizavam diferentes países; a intenção era mostrar a existência de várias nações com língua e culturas próprias. Em "Dedolândia", dedos roqueiros ensinavam noções de matemática como soma e conjuntos. Três passarinhos que viviam na árvore do hall do castelo introduziam as crianças diferentes instrumentos musicais no quadro "Instrumentos".
Em "Lavar as Mãos", um clipe musicado por Arnaldo Antunes dava noções de higiene. Crianças movimentando seus corpos eram mostradas nos cinco clipes de "Esportistas Mirins". Em "Bailarinos", vários ritmos ganhavam coreografias que revelavam a variedade dos movimentos corporais.
No hall do castelo, a cada episódio, havia uma pintura diferente no mesmo lugar. Esse era o mote de "Comentam Quadros", que mostrava detalhes das obras em questão. "Como Se Faz" mostrava clipes que documentavam o processo de fabricação de vários produtos. O quadro "Mãos Pintadas" mostrava mãos imitando animais.
A personagem Caipora introduzia "Histórias dos Curumins", que adaptava lendas indígenas. No quadro "Pintor", quadros iam aparecendo no vídeo em câmera rápida. Um garoto apresentava "Circo", que mostrava números circenses realizados por crianças. "Cabine", gravado na rua, trazia crianças intervindo e opinando sobre situações criadas pelo programa.
"Músicos Mirins" trazia grupos musicais, corais, fanfarras e instrumentistas mirins. "Pentagrama" dividia a tela em cinco; em cada parte, bailarinos representam melodias e ritmos. "O Desenhista Mágico" colocava um exercício de percepção visual a partir de um desenho que ia se formando.
Em "Geometria", uma figura bidimensional transformava-se em tridimensional e, depois, em um objeto do cotidiano, explorando diversas formas geométricas. Para introduzir a linguagem poética, "Poesias Animadas" criava animações de 14 poemas de autores nacionais. Para passar noções de higiene, um rato feito em massa cantava e se lavava no quadro "Ratinho".
"Músicas do Mundo Todo" tocava a música típica de um país escolhido, ilustrando-a com animação feita a partir de um símbolo visual da nação em questão. "Som dos Quadros" destacava através de sons os elementos mais importantes de quadros famosos. "Bichos" criava animações de animais em diferentes situações.
Ainda no programa apareciam o extraterrestre Etevaldo, a jornalista Penélope, a Caipora, o vilão Dr. Abobrinha, o gato Pintado, a cobra Celeste, Mau, Godofredo, Relógio, Fura-Bolo e as botas Tap e Flap.
A atração gerou um filme produzido pela TV Cultura em 2001 e no ano seguinte, no rastro do sucesso do Castelo, a Cultura produziu outra série semelhante, A Ilha Rá-Tim-Bum.


Vídeos | Compre o DVD

InfanTV


0 comentários:

Postar um comentário


Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search