<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

25 de dez de 2009


O Bem Amado

Emissora: Tv Globo.
Ano de Produção: de 1980 a 1984 (220 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Rede Globo.
Elenco: Paulo Gracindo, Lima Duarte, Emiliano Queiróz, Ida Gomes, Dirce Migliaccio, Kleber Macedo, Carlos Eduardo Dolabella, Fátima Freire, Yara Côrtes, Lutero Luiz, Suely Franco, Ângela Leal, Sumara Louise e Beth Castro.

A série O Bem-Amado foi um dos grandes sucessos da tevê brasileira. Oriunda da telenovela de mesmo nome de 1973, a primeira a cores a ser exibida no Brasil, O Bem-Amado conseguiu índices de audiência tão expressivos, que era inevitável que o programa tivesse um retorno às telas. Como o próprio autor afirma a série não era uma continuação da telenovela, embora os personagens e grande parte dos cenários fossem os mesmos. A série escrita por Dias Gomes, estreou no dia 22 de abril de 1980.
O Bem Amado era uma sátira, bem construída e encenada, aos políticos corruptos e a vida cotidiana interiorana. Sua fotografia litorânea, filmada no Rio de Janeiro (mas com uma história centrada na Bahia) era de encher os olhos e seus personagens bem caricatos possuíam uma riqueza de comportamentos que transformava cada um deles numa imortal figura da história da nossa televisão.
O que fazia da série um sucesso tão grande, provavelmente fosse por que Sucupira era um pedaço do Brasil com toda sua variedade e riqueza cultural, Dias Gomes chegou a dizer que sua dúvida era se o Brasil é uma grande Sucupira ou seu microcosmo".
A história da telenovela, que teve continuidade na série, girava em torno do Prefeito Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo) e da sua meta administrativa prioritária na cidade de Sucupira, litoral baiano, a inauguração do cemitério municipal. Maquiavelicamente, o prefeito armava tramas para que morresse alguém na cidade, tentando sempre baixar a expectativa de vida em Sucupira, mas era sempre mal sucedido. Nem as diversas tentativas de suicídio do farmacêutico Libório (Arnaldo Weiss), tiroteios na praça, crimes, ossadas encontradas e a chegada do Zeca Diabo (Lima Duarte), um cangaceiro matador, lhe proporcionam a realização do sonho. Bastava Odorico iniciar o seu discurso descomunal e Gracindo dava um show banhado de expressões inexistentes ou difíceis como: "talqualmente", "invencionices", "merecedências" e "democradura".
De um lado o prefeito era apoiado pelas irmãs Cajazeiras: Dorotéa, Dulcinéa, Judicéa (Ida Gomes, Dorinha Duval, Dirce Migliaccio) e seu secretário Dirceu Borboleta (Emiliano Queiroz), lembrado por seu jeito sossegado de falar. De outro, tinha que lutar com a forte oposição liderada por Donana Medrado (Zilka Salaberry), a delegada de polícia e os integrantes do jornal local.
Outro destaque da série era o Cangaceiro arrependido Zeca Diabo que brilhantemente interpretado por Lima Duarte logo foi entrando no gosto popular.
No seriado, o progresso finalmente chega a Sucupira. Com a abertura do regime militar, o autor pôde tirar suas críticas perspicazes e bem-humorada das entrelinhas e abordá-las de forma mais clara. Com isso, tratou de temas difíceis de serem tratados na época da exibição da novela. No episódio “A inflação está morta, viva a inflação”, Odorico Paraguaçu encontra-se em duas situações difíceis. Primeiro recebe uma denúncia de que uma rede de “muambistas, cocainistas e maconhistas”, como o próprio personagem descreve, estava atingindo Sucupira. O prefeito realiza então uma operação “desentoxicante e desintoxicológica”, mas só acha açúcar no carregamento suspeito. Depois Odorico elabora um plano para combater a inflação: aumentá-la para 300%. Decidido a conversar com o Ministro do Planejamento, ele acaba preso junto com Zeca Diabo, depois que os dois forçam a entrada na Câmara dos Deputados em Brasília.
Uma das marcas de maior destaque do seriado – bem como na novela – era a tipologia popular. O autor concentrou numa cidade do interior figuras representativas de tendências, comportamentos e características comuns a modos de vida presentes em todo o país.
O Bem-Amado sofreu vários cortes da censura. Um dos casos de maior repercussão ocorreu em 1982, quando a Divisão de Censura da Policia Federal cortou a seguinte frase de Ordorico Paraguaçu: “não tivesse eu jurado fazer de Sucupira uma democracia, mandava botar todos eles num pacote e jogar no mar”.
Eventualmente os cenários do seriado mudavam quando Odorico Paraguaçu viajava para outras regiões brasileiras , sempre em nome de sua intensa atividade política.
Com o falecimento de Janet Clair, em novembro de 1984, Dias Gomes passou a escrever a novela Eu Prometo (1983), com isso a sobrecarga no autor fez com que a série passasse a ser mensal e mesmo assim a Globo pensou em cancelar a série devido a sobrecarga de trabalho à qual Dias Gomes estava sendo submetido. Mas um abaixo-assinado manteve a série por mais um ano. Seu último episódio foi ao ar no dia 9 de novembro de 1984.


Vídeos | Compre o DVD

InfanTV


0 comentários:

Postar um comentário


Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search