<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

4 de abr de 2010


13 de abril de 1970 — Pane na Apolo 13

Jornal do Brasil: Apolo 13
A Apolo 13 foi a terceira missão tripulada do projeto Apolo com destino à Lua, mas não cumpriu a missão devido a um acidente ocorrido no percurso de ida para o nosso satélite. Por pouco a viagem espacial não se transformou em uma tragédia, e confirmou a superstição sobre o número 13.
Quando estavam a caminho da Lua, o comandante James Lovell informou que ele e os outros tripulantes - John Swigert e Fred Haise - foram despertados por um sinal de alarme e sentiram o tremor de uma explosão na nave. "Isso nos alarmou de verdade. Pusemos o nariz em todos os cantos para saber o que significava aquilo", disse Lovell na comunicação que manteve com o Centro Espacial de Houston. Horas antes os tripulantes haviam transmitido imagens para a TV norte-americana deles próprios, da Terra, da Lua e das estrelas.

Depois de inspecionar todo o local, os tripulantes descobriram que ocorrera uma explosão em um dos tanques de oxigênio do módulo de serviço onde viajavam, que arrancara parte da cobertura lateral da nave. O acidente reduziu o estoque de oxigênio e danificou o sistema de energia elétrica. O pouso na Lua foi imediatamente cancelado. A partir dai a tripulação passou frio, fome e sede.

O módulo lunar, o Aquarius, que escapou intacto da explosão, foi o bote salva-vidas da missão. O módulo tinha um motor capaz de auxiliá-los na trajetória de volta e carregava água, oxigênio e força suficientes para os quatro dias de retorno à Terra.

Resolvidos esses problemas era necessário improvisar para adaptar o sistema de purificação do ar do módulo de comando, o Odisseia, para o módulo lunar, para eliminar o gás carbônico exalado pelos astronautas. Solucionadas as questões de sobrevivência imediata, os astronautas tinham de retornar o quanto antes à Terra.

Manobras para retornar à Terra
Em uma brilhante manobra de cinemática orbital, a nave continuou dirigindo-se em direção à Lua na trajetória prevista inicialmente mas, ao invés de entrar em órbita lunar, fez apenas uma curva de retorno em volta do nosso satélite, e dirigiu-se de volta para a Terra. Tudo isso tirando proveito da atração gravitacional da Lua e da Terra sobre a nave, e consumindo o mínimo possivel do combustível do módulo lunar, indispensável para a entrada na atmosfera terrestre. Qualquer erro humano ou defeito nos motores de propulsão e a nave ficaria perdida no espaço sideral. O mundo assistiu o drama dos astronautas com a respiração suspensa. Mas tudo funcionou perfeitamente e a nave aterrissou com segurança.


0 comentários:

Postar um comentário


Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search