<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

4 de abr de 2010


26 de maio de 1994 — Hubble descobre buraco negro

Jornal do Brasil: Telescópio Hubble
O telescópio espacial Hubble confirmou pela primeira vez a existência de um buraco negro superdenso. A descoberta encerrou a busca de décadas pela prova definitiva da existência desse tipo de objeto no universo.

O Hubble teve de ser equipado com lentes corretivas, instaladas durante a missão de reparos, para poder observar o centro da Galáxia M87, a mais de 50 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Virgem. O telescópio revelou detalhes tão precisos que a equipe de pesquisadores conseguiu avaliar a massa do objeto situado no centro da galáxia.

Os buracos negros não podem ser observados diretamente. A pista para encontrá-lo foi um disco de gás quente girando em torno do seu próprio eixo e sendo consumido por alguma coisa no centro. Medições da velocidade mostraram que o objeto central tinha de 2 a 3 bilhões de vezes a massa do Sol comprimida em uma área com o tamanho aproximado do nosso sistema solar.
No interior do buraco negro o tempo e o espaço convencionais. Segundo cientistas, nele as leis da física tal com as conhecemos não podem ser mais aplicadas.

A gravidade nesses locais é tão grande que nem a luz pode escapar. Tudo o que
toca na sua superfície fica invisível e só é detetável pela notável quantidade de energia que se desprende no momento em que é comprimido e engolido. O buraco negro pode capturar qualquer coisa que passe perto dele porque forma um redemoinho, semelhante à água que escorre para dentro do ralo. Nesse turbilhão a matéria se agrupa, colide, se aquece e forma um círculo de gás luminoso em torno do buraco negro.

A M87 é uma galáxia gigante com aproximadamente 1 trilhão de estrelas. O primeiro indício da existência de um buraco negro no seu núcleo foi um jato de gás quente ionizado a 4 mil anos-luz do seu núcleo, visto por cientistas no início do século.

Imagens nítidas do espaço
A partir dos resultados obtidos com o Hubble os astrônomos começaram a fazer
um inventário sobre os buracos negros existentes no universo. Descobriu-se então que há pelo menos um objeto desse tipo no centro de cada uma das galáxia, inclusive na Via Láctea.
O Hubble é um telescópio refletor com espelho de 2,40 metros de diâmetro, posicionado em órbita da Terra, para que a atmosfera não prejudique a captação da luz dos corpos celestes. Além das lentes, é equipado com câmeras, para enviar imagens. O Hubble começou a funcionar em 1990.


0 comentários:

Postar um comentário


Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search