<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

4 de abr de 2010


4 de abril de 1949 – Assinado o Tratado do Atlântico Norte




No dia quatro de abril, em Washington, capital dos Estados Unidos, foi assinado, por representantes de doze países, o Tratado do Atlântico Norte, que, meses depois, daria origem à OTAN (sigla em francês para Organização do Tratado do Atlântico Norte). Preocupadas com o fortalecimento da União Soviética, as nações que integravam o pacto se comprometeram a utilizar força militar conjunta para defender qualquer um dos seus membros que fosse vítima de um ataque armado. O Tratado, que teria validade de vinte anos, foi assinado por Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega e Portugal.

Esta aliança teve como paradigma o Tratado de Defesa Continental, assinado no Rio de Janeiro em 1947 (que também é conhecido como Tratado Interamericano de Assistência Recíproca), apenas por países americanos, e que também visava uma ação conjunta em caso de ataque externo a um de seus membros.

Para os Estados Unidos, o novo acordo representou uma mudança histórica em sua política externa, já que foi a primeira aliança oficial deste país com estados do ultramar. A causa desta mudança foi a preocupação das democracias ocidentais com a expansão do comunismo no Extremo Oriente.

No preâmbulo do Pacto do Atlântico, as nações signatárias disseram estarem “determinadas a proteger a liberdade, a herança e a civilização comuns de seus povos, baseadas nos princípios da democracia, liberdade individual e o império da lei”.

Opondo-se à acusação de Josef Stalin, líder supremo da URSS, que dissera que o Tratado visava fins agressivos, o presidente norte-americano Harry Truman declarou que os povos do Ocidente estavam decididos a evitar que “golpes de agressão não provocadas” caíssem novamente sobre o mundo, trabalhando com a possibilidade de atacar para se defender.

“Não temos nenhum propósito de agressão contra os outros. Sugerir o contrário é caluniar nossas instituições e difamar nossas idéias e aspirações”, dissera o presidente na cerimônia em que o tratado foi assinado.

Esse medo de uma agressão provinda do bloco soviético em tempos de paz, e a formação de alianças que trabalhassem com a possibilidade de um futuro ataque, caracterizou a Guerra Fria, que se estendeu desde o anúncio da Doutrina Truman (1947) até a extinção da União Soviética (1991).


0 comentários:

Postar um comentário


Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search