<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

4 de abr de 2010


6 de julho de 1997 - Robô passeia em Marte

Jornal do Brasil: 7 de julho de 1997
O robô explorador Sojourner realizou sua primeira operação em solo marciano. Sojourner obteve imagens em três dimensões da superfície do planeta vermelho. As fotos ajudaram os técnicos a montar a simulação de um passeio na planície de Ares Vallis, no hemisfério norte de Marte, nas imediações onde a sonda tinha pousado dois dias antes.

O robô integrava a missão americana Mars Pathfinder, e era parte de um sistema que envolvia outros componentes como a nave mãe e o módulo de pouso, e foi lançado em meados de 1996. "Isso abre uma nova era na exploração planetária", explicou Jake Matijevic, responsável pelo robô, do Laboratório de Propulsão a Jato, em Passadena.

O local do pouso foi batizado de Memorial Carl Sagan, em homenagem ao cientista e divulgador da astronomia Carl Sagan (1934-1996).

A nave entrou diretamente na atmosfera de Marte, sem entrar na órbita do planeta, usando um método inovador. A blindagem protegeu a nave do aquecimento provocado pelo aumento da velocidade para 1.440 km/h, em cerca de 2,5 minutos. Em seguida, com a ajuda de um paraquedas de 12,5 metros, reduziram a velocidade para aproximadamente 252 km/h. O aquecimento da blindagem cessou 20 segundos depois da abertura do paraquedas. Dez segundos antes de alcançar o chão, quatro air bags se abriram, formando um círculo protetor de 5,2 metros de diâmetro. Quatro segundos depois, a uma altitude de 98 metros, os três foguetes montados na parte de fora da Mars Pathfinder foram ligados para diminuir ainda mais a velocidade. A Mars Pathfinder tocou o solo marciano a 61 km/h, quicou e rolou até parar. Depois de a Mars Pathfinder parar, os airbags se esvaziaram e se recolheram. Em seguida, três painéis triangulares metálicos se abriram. Após algumas manobras para retirar um airbag que não se recolheu, as rampas desceram e o pequeno robô, alojado em uma das pétalas, andou sobre a superfície de Marte.

O robô Sojourner tinha seis rodas, com uma placa de captação de energia solar e instrumentos de análise química para determinar a composição das rochas e solos de Marte. A combinação de imagens da área de pouso com a composição das rochas colhidas pelo robô ofereceram uma identificação precisa das rochas. O Sojourner era controlado por uma base de comandos da Terra, que usava imagens obtidas do robô e da Sagan Memorial Station.

Comunicação foi interrompida
A Sagan Memorial Station. era formada por baterias solares nas suas pétalas, baterias recarregáveis e um computador. O retardamento na chegada das imagens enviadas para a Terra era de cerca de 10 minutos. A estação tinha três antenas de longa distância no centro dos três painéis solares e uma câmera. O robô recolheu informações durante mais de um mês terrestre. No total foram obtidas 16.500 fotos a partir do módulo de pouso e 550 imagens do Sojourner. As imagens foram recebidas até o dia 27 de setembro de 1997, quando a comunicação foi interrompida por razões desconhecidas.


0 comentários:

Postar um comentário


Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search