<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

4 de abr de 2010


9 de junho de 1966 — Americanos lideram corrida espacial

Jornal do Brasil: Gemini 9

Os astronautas Thomas Stafford e Eugene Cernan voaram 72 horas e 20 minutos na Gemini 9, num total de 44 órbitas ao redor da Terra, completados com uma aterrissagem perfeita. Segundo Bernard Lovell, diretor do Observatório do Jodrell Bank, na Grã-Bretanha, o sucesso da Gemini 9 e do voo do Surveyor colocaram os Estados Unidos à frente da corrida espacial.

Mais de 50% das metas da missão foram atingidas. Quatro dos oito objetivos foram concretizados e o quinto — o passeio de Cernan pelo espaço durante 2h30 — alcançou êxito parcial. Cernan suou muito, e o seu suor embaçou o visor do capacete, obrigando-o a voltar às cegas para a nave. As várias manobras de engate previstas com o satélite Agena Target Docking Adapter (Atda) não puderam ser realizadas, devido a falhas no equipamento. O acoplamento não ocorreu porque as tampas do ATDA, descrito pelos astronautas como um "jacaré faminto" não se abriram como deveriam.

Só o encontro e o voo em formação da nave com o satélite obtiveram êxito completo. Cernan bateu o recorde de permanência fora da cápsula — 1hora e 54 minutos. Entre as metas não atingidas estavam um voo em órbita mais externa à do satélite, alvo de uma série de experiências científicas que Cernan realizaria.

No retorno, o pouso no Atlântico, a 6 quilômetros da unidade de resgata, o porta-aviões Wasp, foi o mais perfeito dos 13 efetuados até então por astronautas americanos.

A Gemini 9 foi lançada em 3 de junho. Os pilotos Elliott See e Charles Bassett, da tripulação original, morreram em um acidente de avião pouco antes da nave ser lançada. Thomas Stafford e Eugene Cernan substituíram os astronautas mortos e a nave recebeu o nome de Gemini 9-A. Os objetivos principais eram testar três técnicas de encontro espacial, uma caminhada espacial para testar a Astronaut Maneuvering Unit (AMU) e a precisão no pouso no mar. Havia ainda diversas experiências científicas a serem realizadas.

Gemini treina astronautas
A um custo de cerca de 5% do Projeto Apolo, a Nasa realizou 12 voos com as naves Gemini, sendo 10 deles tripulados. O programa, segundo a Nasa, conseguiu resolver problemas relativos a encontros e acoplamentos no espaço, e treinou astronautas para trabalhar com gravidade zero.
As naves Gemini deveriam ter continuado em serviço durante a década de 70, como cápsulas de retorno do Programa MOL (Manned Orbiting Laboratory Program). No entanto, o cancelamento desse programa em 1969 acarretou o fim das naves Gemini.


0 comentários:

Postar um comentário


Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search