<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

1 de set de 2012


Viagem no tempo: os videogames de 8 e 16 bits que aprendemos a amar (Especial)


Atari, Nintendinho e Master System são alguns dos consoles que deixaram saudades e fizeram a cabeça da geração nascida nos anos 80

Por Guilherme Gouvêa Pícolo em 31/Ago/2012

Não faz tanto tempo assim, convenhamos. A primeira leva de videogames a se tornar febre das  no Brasil proliferou-se em meados dos anos 80, com as vendas do Atari 2600 (muito embora alguns usuários "aquinhoados" já conheciam os recursos visuais avançados, para a época, do computador Amiga). Essa versão do Atari, por sinal, foi lançada em 1977 lá fora, e o sucesso alcançado pela companhia nunca mais se repetiu em nenhum de seus produtos subsequentes.


Nostalgia Atari


A Atari e seu grande mentor, Nolan Bushnell, já faziam um relativo sucesso desde o "Pong", de 1974 (versão doméstica do arcade), uma espécie de "paredão", que já era conhecido por meio de outros dispositivos, vide o "Telejogo".
Depois de venderem mais de 150.000 "Pongs" caseiros nos EUA, a Atari reuniu forças para promover seus produtos mundo a fora. Em 1977, a empresa juntou-se com a Warner Communications para a criação do Atari 2600 e investiu na criação de títulos e na fabricação de cartuchos.
No Brasil, o Atari foi importado pela Polyvox, a partir de 1981. Um dos fatores para seu sucesso acachapante foi o número de jogos disponíveis para a plataforma: mais de 500. Entre eles:

Decathlon

River Raid

Pitfall

Enduro 

 


O Odyssey e o lobby  com os "Trapalhões"

O console da Magnavox tinha um diferencial interessante para o Atari: um teclado acoplado que permitia ao jogador entrar com informações de texto. O videogame ganhou jogos com personagens locais, especialmente o personagem Didi, de Renato Aragão. No Brasil, o videogame foi lançado em 1983 e, entre seus sucessos, estão:

Frogger

Demon Attack

Didi na Mina Encantada 
 



O Nintendinho (NES): um divisor de águas


Com certeza, foi o melhor videogame de 8 bits pelos seus recursos audiovisuais. Popularizou personagens clássicos, como Mario e Luigi e Donkey Kong. Mesmo com a chegada do Master System, supostamente superior, ao menos do ponto de vista técnico, o NES continuou no topo de vendas, e é um dos principais videogames dos anos 80. O jogo "The Legend of Zelda" chegou à marca de 1 milhão de licenças vendidas nos EUA. Alguns sucessos que marcaram época:


Super Mario Bros.
 

The Legend of Zelda 
 

Donkey Kong
 

Master System e Mega Drive: os anos 80 terminavam sob o predomínio de um console 16 bits

Lançado pela Sega, em 1988, o Master System foi criado, originalmente, para combater o Nintendinho (até porque ambas as fabricantes são nipônicas). Mesmo com mais acessórios, como pistola "laser" e óculos 3D, o videogame fez sucesso, mas não alcançou a unanimidade imaginada por seus criadores.
No Brasil, a Tec Toy lançou o Master System, guiado por uma agressiva campanha de marketing. Alguns dos clássicos dignos de memória são:

SuperFutebol
 
Altered Beast

Alex Kidd 


O MegaDrive foi o primeiro videogame 16 bits de verdade, fabricado também pela SEGA. Nos EUA, o console ficou conhecido como "Genesis". Nessa época, o videogame era o top de linha e diversos desenvolvedores, com Electronic Arts, Acclaim e a Disney criaram títulos para a plataforma. 
Alguns dos títulos mais lembrados englobam:

Gloden Axe

Super Hang-On

Sonic The Hedgehog

Menções honrosas, à época, também se devem ao Intellivision, que não alcançou um grande sucesso de público, e o Gameboy, que foi o primeiro videogame portátil da história. Ele imortalizou o clássico Tetris.
Hoje, a cultura criada pelos consoles antigos gerou referências para os novos jogos eletrônicos. E para os saudosistas, ainda é possível encontrar emuladores destes videogames que fizeram história e suas ROMs (que correspondem ao software do jogo) para o PC.



1 comentários:

Postar um comentário


Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search