<<< Ta ficando velho... Hein!!! <<< Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 2000, 90, 80, 70... não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!! <<< Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!! <<< Participe de nosso Fórum de discussão, em nosso Site/Comunidade no Facebook postando suas fotos e vamos relembrar, com outros internautas, nossas lembranças!!! <<< Assine também nosso Livro de Visitas e deixe seu Recado. <<< BOA NAVEGAÇÂO !!!

Vamos relembrar: Armação Ilimitada, Agente G, Arca de Noé, Arrelia, Balão Mágico, Bambalalão, Bozo, Capitão Furacão, Casa de Brinquedo, Capitão Aza, Cocoricó, Cometa Alegria, Curumim, Crush, Comandos em Ação, Circo Bombril, Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Domingo no Parque, Doutor Cacareco, Falcon, Fuzarca & Torresmo, Garoto Juca, Gente Inocente, Gincana Kibon, Globinho, Globo Cor Especial, Gurilândia, Propaganda do " meu 1º sutiã ", Clube da Criança, Pirucóptero, Amendocrem, Biscoitos Monstrinhos Creck, Grupo Metrô, Hugo Game, Ciclone, Magazine, Lupu Limpim Clapla Topo, Mariane, João Penca e seus Miquinhos Amestrados, Ferrugem, Aracy de Almeida, Palhaços Atchim e Espirro, Cometa Halley, Álbuns de figurinhas do Amar é, Revistas de pintar com água, He-man, Thundercats, Viva Noite, Fofão, Jaspion, Changeman, Espectroman, Jiraiya, Sharivan, Sinhozinho Malta, Chips, Filmes do Jerry Lewis, Tênis M2000, Montreal, Ki-Chute, Iate, OP, Cairê, Mini-engradados de Coca Cola, Caloi 10, Canetas de 10 cores, Ferrorama, Autorama, PogoBall, Geleca, Creme Rugol, Loira do banheiro no Colégio, Glub Glub, Plunct Plact Zuum, Rá Tim Bum, Zas-Trás, Topo Gigio, Show Maravilha, Teatrinho Trol, Tia Gladys, Tv Colosso, Uni Duni Tê, Vila Sésamo, Xou da Xuxa, Turma dos Sete, ZYB Bom, etc...

contatootempopassa@gmail.com | facebook.com/otempopassa | instagram.com/otempopassa

5 de abr de 2015


Geração 2000: relembre os aparelhos que abriram o novo milênio

por JULIANA PIXININE
Para o TechTudo

Será que você lembra quais aparelhos abriram o milênio e foram importantes no início dos anos 2000? Listamos 10 modelos que fizeram sucesso na última década, desde aqueles que foram praticamente esquecidos, até os dispositivos que fazem sucesso até os dias de hoje. Vamos juntos nessa viagem de volta ao passado?

PlayStation 2 é lançado e marca uma geração
PlayStation 2 foi lançado no Brasil em 2002 e fez muito sucesso (Foto: Divulgação/PlayStation)PlayStation 2 foi lançado no Brasil em 2002 e fez muito sucesso (Foto: Divulgação/PlayStation)
O PlayStation 2 foi o segundo console produzido pela Sony e foi lançado em março de 2000, no Japão, chegando ao Brasil em novembro de 2002. Analisando nos dias de hoje, é natural que seus gráficos não chamem tanta atenção, mas no início dos anos 2000 eles fizeram muito sucesso.
O modelo foi um dos primeiros híbridos do mercado, funcionando com video game e reprodutor de DVD. O dispositivo teve sua produção encerrada em janeiro de 2013 e o último jogo lançado para o console foi oPro Evolution Soccer 2014. De acordo com a Sony, até o início de 2011, o PlayStation 2 teve mais de 150 milhões de unidades vendidas e 38 mil títulos disponíveis. 
GPS Automotivo chega ao usuário comum
gps (Foto: Divulgação/Garmin)A Garmin é uma das líderes do mercado de GPS e oferece atualizações gratuitas para seus usuários (Foto: Divulgação/Garmin)

Apesar da tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global, traduzindo a sigla para o português) existir desde a década de 1970, quando era utilizada apenas pelos militares, foi nos anos 2000 que ela chegou para o usuário comum. Nos final dos anos 1990, começou a ser usada para rastreamento de caminhões e na década seguinte, chegou ao consumidor final.
Atualmente é até difícil lembrar como era antes do GPS. Com eles, a necessidade de carregar mapas em viagens diminuiu bastante. Ainda, o mapeamento por satélites possibilitou a criação de ferramentas como oGoogle Maps e o Google Street View.
Apesar da continuidade da tecnologia GPS ser inquestionável, os aparelhos que funcionam exclusivamente para esse fim caem cada vez mais em desuso. Com os smartphones, a Internet 4G e uma série de aplicativos, a tendência é que o celulares dominem esse mercado. 

GameCube
O GameCube tinha o objetivo de recuperar o espaço perdido para a Sony com o PlayStation 2 (Foto: Divulgação/Nintendo)O GameCube tinha o objetivo de recuperar o espaço perdido para a Sony com o PlayStation 2 (Foto: Divulgação/Nintendo)
Quem se lembra do video game em forma de cubo, o GameCube? O console de sexta geração daNintendo foi lançado no Japão em setembro de 2001 e chegou ao Brasil em agosto de 2002. O modelo foi sucessor do Nintendo 64 e tinha como objetivo tentar retomar o mercado perdido para o PlayStation 2, lançado pouco tempo antes.
O GameCube trouxe algumas novidades, como, por exemplo, a interação com o Game Boy Advance e um controle especialmente desenhado para se adaptar aos jogadores de todas as idades. A Nintendo anunciou o fim da produção do aparelho no início de 2007. The Legend of Zelda: The Wind Walker, Super Mario Sunshine e Resident Evil 4 foram alguns dos jogos de maior sucesso da plataforma.
Surge o pendrive
pendrive-kingston (Foto: pendrive-kingston)Hoje essenciais, os pendrives surgiram para substituir o disquete e o CD (Foto: pendrive-kingston)

Hoje em dia, é até difícil lembrar de quando tínhamos que andar com vários disquetes para apresentar algum trabalho, por exemplo. Os pendrives revolucionaram a tecnologia e se tornaram peças essenciais, tanto no ambiento profissional como no uso pessoal. O aparelho surgiu no ano 2000, com o objetivo de substituir o disquete e o CD e veio para ficar, e desde lá vem se adaptando, aumentando sua capacidade de armazenamento e velocidade de transferência. 

Adeus TVs de tubo, olá TVs de alta definição
Tv de tubo (Foto: Divulgação/)TVs de tubo ficaram para o passado com chegada das TVs de alta definição (Foto: Divulgação/Philips)
As televisões de tubo fizeram parte do nosso cotidiano durante muitas décadas, até que nos anos 2000, foram amplamente substituídas pelos televisores LCD. Em 2007, pela primeira vez, as TVs LCD superaram em vendas os modelos de tubo, incentivando que cada vez mais fabricantes investissem em televisores de alta definição. Foi assim que também surgiram os aparelhos com tela de plasma e, posteriormente, telas LCD-LED. Ainda, as televisões de alta definição também se destacam por permitirem a evolução de qualidade de outras mídias, como, por exemplo, o DVD e, depois, o Blu-ray, levando aos padrões HD atuais.
Câmeras digitais: quem ainda tem uma dessas?
As câmeras digitais compactas fizeram muito sucesso nos anos 2000 (Foto: Divulgação/Fujifiilm) (Foto: As câmeras digitais compactas fizeram muito sucesso nos anos 2000 (Foto: Divulgação/Fujifiilm))As câmeras digitais compactas fizeram muito sucesso nos anos 2000 (Foto: Divulgação/Fujifiilm)
Com o surgimento dos smartphones e tablets, e a melhoria na qualidade de suas câmeras, hoje as câmeras digitais portáteis foram praticamente esquecidas. Porém, nos anos 2000 elas fizeram muito sucesso e a facilidade de não precisar esperar ter o filme revelado para ver as fotos fez com que todos quisessem ter um modelo.
No início, os modelos eram maiores, mais pesados e funcionavam com pilhas, depois foram evoluindo para dispositivos mais compactos e passaram a utilizar bateria recarregável. Já a transferência das fotos era feita por cabos, claro. Quem se lembra de tirar fotos na câmera digital e depois correr para colocar no álbum do Orkut? As fotos tinham que ser muito bem selecionadas, já que no início, a rede social suportava apenas 12.
E-readers
Tela do Kindle é a mais que oferece mais precisão para marcar texto e criar notas (Foto: Divulgação) (Foto: Tela do Kindle é a mais que oferece mais precisão para marcar texto e criar notas (Foto: Divulgação)) Os e-readers já estão caindo em desuso (Foto: Divulgação/Kindle)

Os e-readers, ou leitores de livros digitais, surgiram em 1998, nos Estados Unidos, quando foi lançado seu primeiro exemplar, o Rocket-ebook. Mas foi só no início dos anos 2000 que a tecnologia chegou ao Brasil. 
O modelo mais famoso da categoria é o Kindle, da Amazon, que teve sua primeira versão lançada em 2007, nos Estados Unidos, chegando no Brasil em 2010. Porém, com o avanço dos smartphones e, principalmente, dos tablets, a tecnologia tem perdido espaço e muitas fabricantes pararam de investir nela.
Blu-ray surge, mas não se populariza 
O primeiro aparelho de Blu-ray foi lançado em 2002, pela Sony (Foto: Divulgação/Sony)O primeiro aparelho de Blu-ray foi lançado em 2002, pela Sony (Foto: Divulgação/Sony)
A tecnologia Blu-ray Disc foi desenvolvida no início de 2002 por um consórcio que inclui empresas comoApple, Dell, HP, Sony, Samsung e Panasonic, por exemplo. O objetivo principal era suprir o mercado com um novo padrão de disco óptico capaz de armazenar uma quantidade muito maior do que a do DVD.
Apesar da tecnologia ter sido criada em 2002, apenas em 2006 o primeiro produto chegou ao consumidor final, um modelo da Sony. O Blu-ray tem diversas vantagens em comparação com as mídias anteriores e sua principal desvantagem fica por conta do preço, muito superior ao DVD, por exemplo.
MP3 Players 

MP3 virou febre nos anos 2000 (Foto: Divulgação/Intenso)MP3 virou febre nos anos 2000 (Foto: Divulgação/Intenso)


 
Assim como os pendrives, os MP3 Players também foram responsáveis por dar maior portabilidade ao usuário, que podia ouvir suas músicas em qualquer lugar sem precisar do Discman. Diversas fabricantes investiram em modelos do novo player, que se popularizou no início dos anos 2000, principalmente entre os adolescentes. 
Com o tempo os reprodutores de música ganharam atualizações, lançando novos modelos como o MP4, com vídeos, o MP5, com câmera e o MP7, com rádio, por exemplo. Hoje em dia é raro encontrar esses modelos disponíveis no mercado, pois perderam espaço para o concorrente da Apple e smartphones. 
iPod
Primeira geração do iPod classic lançado pela Apple em 2001  (Foto: Divulgação)Primeira geração do iPod classic lançado pela Apple em 2001 (Foto: Divulgação/Apple)
Os últimos MP3 Players que ainda resistem são os exemplares da Apple, os famosos iPods. O primeiro exemplar da Apple foi lançado em 2001 e até hoje recebe atualizações e faz grande sucesso no mercado, sendo difícil encontrar outro modelo no segmento.
São diversos modelos de iPod, com ou sem tela, e com a tela podendo ser sensível ao toque ou não. A empresa criou aparelhos capazes se suprir as mais diferentes necessidades e demandas do usuário. A tecnologia, no entanto, é outra que pode acabar por ser substituível pelos smartphones.

0 comentários:

Postar um comentário


Ta ficando velho... Hein!!!

Meu Amigo(a), você que fez parte da geração anos 70, 80 e 90, não deixe que nossas lembranças sejam esquecidas!!!

Clique Aqui e Indique/Recomende este Site para seus Amigos(as), e deixe que eles também voltem ao passado e se divirtam!!!

Gostou dessas Lembranças? Então "Clique Aqui" e comente, deixe seu Recado no nosso Livro de Visitas.


Custom Search